Contadas de forma livre e espontânea... simplesmente significados, sem se prender a regras... na liberdade das palavras, a simplicidade de sentimentos...

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Dor...




leal
do Lat. legale

adj. 2 gén.,conforme com a lei; sincero; honesto; franco; fiel;

lealdade


s. f.,
qualidade de leal; fidelidade; sinceridade; acção leal.






Há omissão
que resiste à dor?
Há como ser leal
perante a dor?

O que é lealdade?

Seria fácil dizer
-Só olhar lá em cima, no que o dicionário diz...



Noite fria...
chuva fina...
olhos cerrados...
sentimentos atados...

Palavras saem de sua boca
e cortam o meu rosto
dilacerando o meu coração
perdendo a noção...

Ser leal
não garante sucesso
não garante amizades
não garante amor eterno
não garante o amanhã...

Sozinho não anda
uma hora ele cansa
para, para ver se descansa
a voz se torne mansa...

- Desisto!!! Chega!!! Eu conto a vocês... apenas parem com isso...
(Não!! Você prometeu que não iria contar)
- Por favor... por favor...
(Não...)

Torturado
Encarcerado
Não resistiu
Quebrou uma promessa...

Promessa de Lealdade
Promessa de Confiança
Promessa de Amor...

Contou-lhes a verdade
verdade que já sabiam
mas precisavam de uma testemunha...

A partir desse dia
Nunca mais a viu
Pensou em sua vida primeiro
Sacrificou a de seu amor...

Nesse período
presenciou outras confissões
outras quebras de promessas
outras promessas de lealdade
sumirem...

Enquanto presenciava
Vinha a pergunta em sua mente
"Até onde a lealdade acompanha as pessoas?"

Para ele
Promessas soariam como falsas
Palavras passariam a ser apenas letras
Sons seriam apenas uma trilha sonora de sua vida
sem nenhum significado
nada considerável.

Pensar
ele poderia vendo tudo aquilo?
o que passa pela cabeça?
existe algo que possa confiar?
realmente?

Honestos
confessando crimes
roubando pobre e indefesos

Sinceros
mentindo para ganhar dinheiro
enganando famílias

Fiéis
mudando de lado pensando em suas vidas
matando familiares
acabando com amigos...



- Essa é mais ou menos minha história, garoto. História cheia de desilusões, cheia
de enganações, cheia de promessas quebradas...
(Depois de conseguir escapar, eu fiquei alojado num casebre, onde estava um garoto)
- Muito cuidado com essa vida...

- Senhor, posso fazer uma pergunta? disse o garoto.

- Claro...

- O que é lealdade para o senhor? perguntou ele.

- Hunf...
- É algo que não existe...

Por um longo tempo
vivi com esse garoto
ele me escondendo
eu o ajudando quando precisava

Logo descobri que sua família
já havia sumido
e era um fato comum
em uma guerra... d e s e n c o n t r o . . .

crianças
abandonadas
piedade dos soldados?
que piedade é essa?
larga-las dessa forma?

Até que chegou um dia
o garoto me olhou
e perguntou
- Senhor, você confia em mim?

e respondi
- Eu gosto de você garoto... mas confiar é uma palavra que não existe para mim...

- Tudo bem. o garoto respondeu, com um sorriso singelo e verdadeiro em seu rosto.

Um dia...
pegaram o garoto
para fazer um
"questionário"...

Percebi que aquele
seria o último dia
que o veria
e pensava...

- Preciso pensar como escapar
- O garoto não vai aguentar tanta tortura, por muito tempo...
- Creio que crianças são mais frágeis...

Porém...
por um impulso
eu segui os guardas
à espreita e fiquei observando

Primeiro
tentaram, através de perguntas e nada
depois, ofereceram dinheiro e nada
depois, ofereceram moradia e comida e nada
depois, disseram que ele poderia ver os pais...
ele ficou quieto




silêncio

e ele tornou a negar...

Começaram a tortura
o deixou com a cabeça para baixo
e batiam nele...
batiam...

Nunca tinha presenciado
torturas de pessoas
na qual disseram
que me denunciaram...

Isso é o que
ELES diziam...

E aquele garoto estava disposto
a ser leal
até a última gota de sangue

Por que?
Por que esse garoto resiste tanto?
Sua palavra vale mais do que sua vida?
No que ele se prende?

Lealdade...

Mais do que uma palavra


eu entendi o verdadeiro significado
dela...

por mais pura que seja
não há
como andar sozinha



nesse momento
entrei pela sala
com a arma em minha mão
meus olhos percorreram a sala
e deram de encontro com o rosto do garoto
que sorriu, como daquela vez...
como se dissesse
- Eu sabia que você viria...

e só preciso completar uma frase, que pelo jeito ficou incompleta quando eu a disse...

- Eu gosto de você garoto... mas confiar é uma palavra que não existe para mim...

- Até agora...






Arigatou para a Ale Aya... que sugeriu esse tema difícil (Lealdade) para mim
=0)
espero que você goste

7 comentários:

Anônimo disse...

nossa minhoo...a cada conto seu vc me surpreende mais....^^
Ta perfeito...T______T

^^-

Anônimo disse...

Tô assim: O________O
Você escreve MUITO bem, viu, parabéns!!

Osmar Mesquita disse...

cara muitoooooooooooo foda...
parabens velho cono mais bruto...
esaa parte:

Eu gosto de você garoto... mas confiar é uma palavra que não existe para mim...

com certeza eu diria a mesma coisa..
saushaus
muito bom seus contos cara parabens msmo...

Dani disse...

que blog interessante
diferente dos q tenho visitado
=]
obrigada pelo comntario em meu blog será uma honra te-lo aki nos eus favoritos

bjus


www.letter-star.blogspot.com

Anônimo disse...

Gostei da forma como vc escreve

"Autopsicografia
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm."

Acho que Pesoa disse tudo por mim^^

Unknown disse...

Olha olhaaaa...

BOLOOO... hahahahhaa!

Nao li a historia ainda...mas to COMENTANDO... mto importante para atingir os objetivos! ;D

hahahaha.. to brincando... amanha vou ta sem comp... masss... sabado to de voltaa!!

bjooo!

Anônimo disse...

Minho!!!
Valew por ter escrito sobre esse tema!!!
Axo q mostra um pouco mais do q alguns estão dispostos a fazer pra ñ quebrar promessas! ^^